quarta-feira, 28 de junho de 2017

A casa (des)assombrada




Tinha fama de assombrada. À noite, as pessoas passavam ao largo, receosas. Diziam que se viam, lá dentro, luzes estranhas e se ouviam ruídos tenebrosos.
Situada perto do caminho-de-ferro, estava rodeada por um denso matagal. A pátina do tempo fazia-a parecer, cada vez mais, soturna e decadente. Não obstante, as paredes e o telhado continuavam íntegros e firmes.
Dizia-se que pertencera a uma família distinta a quem um acidente trágico dera sumiço. No entanto, não havia quem se lembrasse do nome deles, quem eram ou o que faziam.
Numa manhã de Primavera, apeou-se do comboio um desconhecido. Tinha a barba e o cabelo grisalhos e as roupas descuidadas. Ao ombro, uma mochila militar dava-lhe um ar de velho combatente.
Deram por ele a rondar a casa, talvez em busca de um lugar para pernoitar. Nessa noite, essas mesmas pessoas viram, de facto, luzes estranhas lá dentro. E disseram ainda ter ouvido os tais «ruídos tenebrosos» de que se falava.
No dia seguinte, lá estava o desconhecido, a roçar o matagal em volta. As portadas das janelas estavam abertas e os vidros limpos.
Era tema para falatório. Quem era aquele estranho e que direito tinha ele de se apropriar de uma casa que não lhe pertencia?
Os habitantes da vila decidiram confrontá-lo. Alguns exigiram a sua expulsão, nem que fosse à força.
O homem apareceu à porta, quando o ruído da multidão se aproximou. Disse-lhes que se acalmassem. Exibiu uma escritura. A turba debandou.
Durante mais uma semana, a casa continuou a perder o aspecto de abandono que tivera durante tantos anos. Parecia agora que sempre fora habitada, cuidada, amada.
Numa tarde de Sábado, o desconhecido trancou de novo portas e janelas e partiu no último comboio.
A casa ficaria agora desassombrada por uns tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário